Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

quarta-feira, novembro 30, 2005

Play Jazz Guitar Just Like The Pros...

Meus amigos, o Groovezinho descobriu um site maravilhoso, presente desde este momento nos Links seleccionados dos Putos da Banda.
.
Se os nomes Al Di Meola, Baden Powell, Bill Frisell, Barney Kessel, Charlie Christian, Django Reinhardt, Frank Gambale, George Benson, Herb Ellis, Jim Hall, Joe Pass, John Abercrombie, John McLaughlin, John Scofield, Kenny Burrell, Lary Coryell, Mike Stern, Pat Martino, Pat Metheny, Tal Farlow, Wes Montgomery, entre outros, vos dizem mais do que simplesmente "qualquer coisa", cliquem já aqui http://www.jazzguitar.be/.
.
Considerem-no um primeiro presente de Natal. Explorem-no e tirem proveito das aulas, licks, acordes, técnicas, mp3's e outras pérolas lá presentes.
.

http://soultaste.blogspot.com/

segunda-feira, novembro 28, 2005

A Balançar Hoje no Santiago Alquimista: Sara Tavares

A música de “Balancê” é uma síntese notável de várias coordenadas geográficas, fruto de um processo e de uma vivência que Sara Tavares foi aprofundado ao longo da sua carreira. É aqui que se encontram sinais de um reencontro com a música de Cabo Verde, do Brasil, de Portugal e de tantos outros lugares, agora convocados pela voz e pela guitarra de Sara Tavares para se reunirem na combinação singular que são as canções de “Balancê”. Por isso, esta é música do mundo; e do mundo dos nossos dias.
.

sábado, novembro 26, 2005

"E agora, José?" A gente vai continuar...

Depois de mais de um ano a entreterem-nos como nenhuns outros, com noites de quarta-feira simplesmente mágicas, cheias de boa música, energia e boa disposição, chegam ao fim(aparentemente) as noites semanais de Jim Dungo no Xafarix.
.
"E agora, José?
[...] você marcha, José!
José, para onde?"
.
(Carlos Drummond de Andrade)
.
Na memória ficam muitos concertos gravados, muitas semanas consecutivas de faltas às aulas de quinta-feira de manhã. Entre tantos momentos vale-a-pena recordo o último concerto que vi, o da semana passada, o melhor, porventura, de um ano ao vivo no bar alfacinha.
.
Uma escolha de reportório brutal, onde confluem muitos estilos musicais, todos tocados sabiamente, pujantemente, pelo quarteto de dungos (João-voz, Pedro-baixo, Bruno-bateria, Tiago-guitarrista) que serve de inspiração (ou deveria servir) a todas as bandas que querem fazer do palco uma parte da sua vida.
.
1h10. Entram os Ornatos Violeta com a sua Dama do Sinal, NERD com Maybe, os Police com um Can't Stand Losing You, Jim Dungo num 8º dia criador, Jackson 5 num Blame It On The Boogie nostálgico, Cake com um Never There com pepitas de chocolate, Scissor Sisters num Take Your Mama Out muito boyola, um momento Seattle muito 90's a reviver a Elderly Woman Behind The Counter In A Small Town e o Glorified G dos Pearl Jam, logo seguido do Plush dos Stone Temple Pilots, os Radiohead com o seu Karma Police, os Pluto com Só Mais Um Começo, Beck com um La La La poderoso a introduzir o Loser e com um final sugestionado pelos Gorillaz, o grande Stevie Wonder num Master Blaster soberbo, ainda tempo de brincar com o All Night Long do Lionel Ritchie, o anúncio do final do concerto, mais uuuuuuuuumaaaa!!!!!, mais uuuumaaaaaa dúúúúziiiiiiiia!!!. Mais três vá: os Black Eyed Peas com um Let's Get It Started a deitar a casa abaixo, seguido directamente dos NERD que voltaram para abalar com She Wants To Move, e os Faith No More gentilmente pedidos num Gentle Art Of Making Enemies não recomendado a cardíacos. Fim. Ficamos com a sensação que estas covers sabem melhor que os originais...são muitos anos no ramo...há uma fluidez impressionante na forma como os concertos dos Jim Dungo se desenrolam.
.
.
Mas eis que...meus amigos, sim...é mesmo a Ivete Sangalo...." e vai rolar a festa....vai rolar...". Uma noite já tão animada tornou-se épica. Prodigy com um Breathe a fazer levantar todo o público do Xafarix, os Red Hot Chili Peppers a aproveitarem o ímpeto final num The Zephyr Song a puxar pelo pessoal, Da Weasel a fazer cantar toda a gente Tás Na Boa?, e um Medley Dance a dizer adeus a uma noite fantástica, com presença do Fat Boy Slim num Right Here Right Now apoteótico, os Depeche Mode com Personal Jesus e os Moloko com um Forever More a deixar no ar aquilo que todos queremos. Mais e mais Jim Dungo, a darem-nos boa música todas as semanas.
.
Enquanto houver estrada para andar a gente vai continuar com os dungos. Eu vou...
.
Quem nunca viu o espectáculo destes meninos tem uma boa oportunidade para vê-los no Santiago Alquimista já no próximo dia 9 de Dezembro. Até lá também poderão encontrá-los bem perto de Lisboa, basta visitarem http://www.dungos.blogspot.com/ para ficarem a saber. Para momentos vale-a-pena...vão mas é curtir com Jim Dungo!!!

quinta-feira, novembro 17, 2005

Soultaste no Xafarix, Sábado pelas 00h00




















Para quem não conhece, trata-se de uma óptima oportunidade para ver o talento desta jovem banda de originais no palco de um dos bares que mais fez e faz pela música ao vivo em Lisboa.
.
A descobrir...

quinta-feira, novembro 10, 2005

Luiz e a Lata (9-11-2005) Eu fui...

Depois de andarem, andarem, andarem desde há uns tempos a promover o seu álbum, Luiz e a Lata apresentaram no Speakeasy o seu segundo single, Vou partir...[Amanhã], num espectáculo envolvente e familiar, rodeados de amigos músicos e outros apreciadores de boa música.
.
O concerto teve uma agradável combinação de temas mais calmos e intimistas (Paciência, Vou partir..., Tão perfeito, Estranha forma de vida, etc.) com outros mais enérgicos (Andei, andei, andei, O sol acendeu, Puro [a] caso, etc.), e com influências tão diversas como fado, tango, drum n' bass, funk, coladera, pop, entre outras. Uma mescla cultural muito bem integrada e temperada por estes jovens artífices musicais, cujo futuro se antevê auspicioso.
.
O recurso ao baixo e contrabaixo eléctrico e o dedilhar inconfundível de uma guitarra portuguesa ao fundo, as abordagens determinantes da percussão, a sonoridade característica do acordeon e o distinto som da guitarra semi-acústica, recriam os cenários dos maiores sonhos de Luiz e a Lata, verbalizados em português e castelhano por um Caracol de timbre surpreendente.
.
Foi por vontade de Deus, seja Ele qual for para cada um de vós, que O sol acendeu quarta-feira passada à noite (n) o Speakeasy. Ali mesmo à beira do Tejo eu e os putos embarcámos sem saber o destino e deixámo-nos levar ao sabor dos meridianos da música de Luiz e a Lata. Navegámos por sonoridades e influências mil, interligadas com uma sensibilidade musical que ainda vai fazendo falta por estas paragens. Continuem a dar-nos boa música!!!

SABER MAIS, AQUI:
http://www.luizealata.com/

http://www.luizdalata.blogspot.com/

terça-feira, novembro 08, 2005

Reportagem: Seu Jorge (3-11-05)

Na passada 5ª Feira, Jorge Mário da Silva teve nos seus pés o sabor do 1º palco português. Provou a todos os que ainda não o sabiam, que é sem dúvida uma lufada de ar fresco no panorama musical Brasileiro e Mundial! E não sendo o melhor dos intérpretes (e de facto isso NÃO lhe é pedido), é sem sombra de dúvida um compositor «iluminado», ou não seria de sua responsabilidade “Eu Sou Favela”,“Tive Razão” e “Brasis”, entre outras; ou a “reinvenção” de obras edificadas do Sr. Camaleão David Bowie para o filme “Um Peixe Fora de Água” (um brilhante “Life on Mars”) onde os próprios Wes Anderson, Bill Murray e William Daffoe lhe caem aos pés…é d’ Homem!

Jorge da Silva entrou em cena na Aula Magna com quatro companheiros, de palco, de estrada, de música, de vida! E desde logo mostrou-se tão humilde e honesto como os seus acompanhantes…ao contrário de qualquer dita “Estrela” ocupa o seu lugar não à frente e no meio do palco, mas exactamente num dos vértices laterais deste quinteto. Num estilo unplugged acústico percorre o seu historial, levando o público ao rubro com “Tive Razão”, “Te Queria”, “Carolina” e “Samba Taí”, nunca perdendo o carácter que tão bem o marca: a expressão de uma voz incrivelmente potente sobre o Samba-Rock-Reggae-Funk Brasuca!

Após o intervalo Jorge da Silva voltou com o mesmo sentido de palco, mas desta vez mais pedagógico. Com “Chatterton” e “Brasis” reavive o tom crítico sobre o estado de um país que tinha tudo para ser paradisíaco, mas onde a mão do Homem gosta de falar mais alto e dar à imoralidade e à miséria um status quo na sociedade brasileira. E neste tom vem o momento alto da noite! Relembrando uma «infância imersa no pulsar de uma "favela problema social" carioca» e chamando a si dificuldades de milhões, Jorge declama “Eu Sou Favela”. O público reage e vive o momento. Jorge sente o calor humano e o entendimento de um povo irmão e sente confiança para continuar, já sem música ou instrumento, articulando palavras de um discurso que integra mais uma vez a crítica ao desespero de um país que urge em acordar, aliado à dura experiência pessoal que viveu no passado! O povo irmão acolhe este seu irmão novo e ele chora. Ajoelha-se e chora. Sai do palco, talvez com vergonha de uma tal demonstração de humanidade perante tantos desconhecidos! Mas estes retribuem com uma tal ovação que Jorge liberta-se e volta. Volta para um momento final de reconstrução de um belo triângulo: uma voz, uma guitarra, um público! Tira outros coelhos da cartola, relembra obras de “um Peixe Fora de Água” e “Cidade de Deus”, e termina tratando por tu temas de outros Jorges: o Aragão e o Benjor!

Agradece, agradece, agradece, e sai! Mais um concerto inesquecível! Sem dúvida Jorge Mário da Silva deixou para trás a sua galinha chamada Mané para se tornar definitivamente Seu Jorge, um Santo Musical!
.
.
Autoria: Rui Santos

Esta sexta há notas tocadas ao vivo pelos Putos

Caríssimos,

esta sexta, dia 11, nós, os Putos da Banda, vamos largar umas notas e uns berros para os lados da Malveira da Serra de novo. Desta vez trata-se da finalíssima do concurso de covers que aconteceu no "Bar da Serra" com 4 eliminatórias (16 bandas) 2 meias finais (8 bandas) e a respectiva final (4 bandas)!



Apareçam! Vai valer a pena.
O dito espectáculo vai iniciar-se às 00h00 horas do dia 12, tal como na meia final.
Em cima uma foto em que eu já apareço, visto que na do último post, (escrito a uma hora interessante), ausentei-me.

Um abraço a todos, e obrigado!

sexta-feira, novembro 04, 2005

Hoje vamos...tocar !

Caros amigos,

Hoje não há post que resista!

Hoje, 6ª feira, os artistas que recomendamos são (perdoem-nos a presunção...):

Os Putos da Banda !! ...Sim! Nós !!

A nossa própria agremiação musical vai mais uma vez "apresentar-se ao serviço", desta feita no Bar da Serra, na Malveira da Serra, juntamente com outras bandas que tocam por aí.
Trata-se de um concurso de bandas de covers, cujo início está previsto para as 00h00.

Acima de tudo, temos como intuito oferecer ao público um bom concerto, com boa música e divertir-nos (muito! podem ter a certeza!...) em palco.

Aproveitem e dêem um passeiozinho pela Malveira da Serra, seguido de jantar num bom restaurante e depois passem o serão com boa música ao vivo. As bandas presentes irão oferecer-vos bons temas e muita animação.

Não percam! Há lugar para todos...