Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

terça-feira, março 27, 2007

"Caruma" na Culturgest: dias 29.30.31 Março e 01 Abril

“Caruma são folhas secas em forma de flecha que descem dos pinheiros, vestem o chão e picam. Caruma é um espectáculo com uma dimensão privada e outra pública, em que ambos os espaços se misturam numa paisagem que mexe.É sobre o que está na margem e no centro.Pessoas da rua, bailarinos e músicos põem o público em contacto com uma comunidade que é a sua, confundindo-o e iluminando-o nessa ideia de unir o centro da sua cidade às margens da arte.O público, uma parcela dessa comunidade, revê-se e descobre-se, adiciona algo de seu ao espectáculo sem o saber previamente. Testemunha a transformação dos seus pares que nessa noite são outros.Pequenos ninhos de público envolvem acções feitas em formato de conluios, conversas de saleta, solos dançados e contados, onde a intimidade da relação espectáculo/público se acende.
.
Caruma poderá ter 7, 27 ou 57 intérpretes, dependendo de quem se alistar na aventura de participar neste espectáculo de arte comunitária. Haverá sempre 7 intérpretes fixos vindos dos universos do teatro, da dança e da música que, na ausência de voluntários, asseguram o espectáculo fazendo tudo, preenchendo o vazio com o sonho que tivemos de ter ali alguém da população local.Caruma é um espaço para anjos nascidos da terra e humanos caídos do céu. Bailarinos, música, acções em catadupa saem de um tapete de caruma. Emergindo do centro da vida, recontam-se no fluxo de um tempo musical.”
.
Ficha Técnica
Coreografia de Madalena Victorino em co-criação com:
Música Carlos Bica (criação e interpretação) e Mário Delgado (interpretação)
Intérpretes Ainhoa Vidal, Pedro Ramos, Sophie Leso, Susana Gaspar e Tânia Matos
Assistência Artística Marta Silva
Desenho de Luz Horácio Fernandes
Assistência Dramatúrgica Inês Barahona
Professores Lúcia Lemos (voz) e António Carallo (dança)
Co-produção Companhia Instável, Cuturgest e TNSJ
.
Dança · Quinta 29, sexta 30, sábado 31 de Março e domingo 1 de Abril de 2007 21h30 (dias 29, 30 e 1) 17h00 e 21h30 (Sábado 31) · Palco do Grande Auditório · 12 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)

segunda-feira, março 26, 2007

Noite de Cabo Verde: 26 de Março (23h30)


domingo, março 25, 2007

Trimestre Abril-Maio-Junho no CCB

A programação do Centro Cultural de Belém para o próximo trimestre Abril-Maio-Junho de 2007 deixa água na boca. Note-se o saudável ecletismo desta programação, aqui: http://www.ccb.pt/ccb/

A destacar o concerto de estreia do novo trio que junta três dos mais importantes percussionistas a tocar em Portugal, Pedro Carneiro (Marimba), Jeffery Davis (Vibrafone) e Alexandre Frazão (Bateria), no dia 24 de Maio, o concerto de flamenco de Diego El Cigala, no dia 29 de Maio, a voz revelação de Stacey Kent, no dia 30 de Maio, e muito mais!!!

Chamo também a atenção para as noites com Jazz às 5ªs na Cafetaria Quadrante, pelas 22h45, e com entrada livre. A programação para esta temporada de concertos (dias 3.10.17.24.31 Maio e 7.14.21.28 Junho) foi pensada por Pedro Costa e Ilídio Nunes, proprietários da Trem Azul (http://www.tremazul.com/), loja especializada em jazz e das mais dinâmicas na organização de concertos.

MAIO
Dia 3
Russ Lossing
Solo de piano

Dia 10
Quarteto de Júlio Resende
Júlio Resende (p), José Pedro (sax t), Hugo Antunes (ctb), Alexandre Frazão (b)

Dia 17
Trio de Evan Parker
Evan Parker (sax s, sax t), Herb Robertson (t), Agustí Fernandez (p)

Dia 24
Luís Lopes - Humanization 4tet
Luís Lopes (g), Rodrigo Amado (sax t), Aaron Gonzaléz (ctb), Stephan Gonzaléz (b)

Dia 31
Wishful Thinking
Alípio C. Neto (sax t), Johannes Krieger (t), Alex Maguire (p), Ricardo Freitas (baixo eléctrico), Rui Gonçalves (b)

JUNHO
Dia 7
Trio Rodrigo Amado
Rodrigo Amado (sax), Carlos Zíngaro (violino), Pedro Gonçalves (ctb)

Dia 14
Rashim Ausar Sahu/Ibrahim Galissa Duo
Rashim Ausar Sahu (ctb), Ibrahim Galissa (kora)

Dia 21
Trio Ernesto Rodrigues
Ernesto Rodrigues (violino), Manuel Mota (g), José Oliveira (b e percussão)

Dia 28
Quinteto de Afonso Pais
Afonso Pais (g), Jorge Reis (sax), Luís Cunha (trombone), Nelson Cascais (ctb), André Sousa Machado (b)


E OS GRANDES CONCERTOS DE JAZZ CONTINUAM EM JULHO!!!!
Depois de Stacey Kent em Maio, os grandes concertos de jazz no CCB não tiram férias e continuam em Julho, com Pat Metheny e Brad Mehldau e o Esborn Svensson Trio, sempre no Grande Auditório.

quinta-feira, março 22, 2007

Bal au Moulin De La Galette

Bal au Moulin De La Galette, Renoir

La Chambre de Van Gogh a Arles, Van Gogh

Three Musicians, Picasso

Chanteur, Miró

Yellow Red Blue, Kandinsky

Depois de uma semana nas lides parisienses e ao sabor dos pincéis de Renoir, Picasso, Monet, Van Gogh, Gaugin, Matisse, Cézzanne, Degas, Dali, Kandinsky, Klee, Miró, Braque, Pollock, Delacroix, Seurat, Da Vinci, Pissarro, Mondrian, e muitos outros, os Putos da Banda voltam às lides musicais da capital alfacinha, inspirados pelas cores e ares frescos de outras paragens.
.
Para inspirar e expirar. Várias vezes. AQUI:

http://www.centrepompidou.fr/
http://www.musee-orsay.fr/
http://www.musee-picasso.fr/
http://www.louvre.fr/
http://www.grandpalais.fr/
http://www.petitpalais.paris.fr/

sábado, março 10, 2007

Estoril Jazz 2007

Na sua XXVI edição o Festival Estoril Jazz apresenta este ano um dos mais diversificados e importantes elencos de sempre, conciliando tradição e modernidade. Os destaques vão para a estreia em Portugal do aclamado e premiado cantor Kurt Elling e para as exibições de Dave Holland, do San Franciso Jazz Collective e de Joshua Redman.Este evento, o mais antigo festival de Jazz em Portugal, abre com dois contrabaixistas de referência na cena jazzística internacional, apresentando a 6 de Julho o Quarteto de Buster Williams, logo seguido pelo Quinteto de Dave Holland (7 Julho). O primeiro fim-de-semana do Estoril Jazz termina com um grupo de referência, o San Francisco Jazz Collective, formação que se estreia em Lisboa e onde milita Joe Lovano e alguns dos mais importantes jazzmen da nova geração, nomeadamente Andre Hayward, Miguel Zenon, Dave Douglas, Stefon Harris, Renee Rosnes, Matt Penman e Eric Harland.
.
O último fim-de-semana do Estoril Jazz, inicia-se com trio de Joshua Redman (13 de Julho) e prossegue no dia seguinte com um duplo concerto protagonizado pelo Quinteto de Laurent Filipe e pelo quarteto da voz revelação que é Kurt Elling, encerrando a 15 de Julho com o clássico JATP – Jazz At Palmela Park/ Jazz At the Philharmonic Revisited, apresentando um septeto concebido especificamente para o Estoril Jazz e que actua no espírito de jam-session, reunindo com músicos de diferentes projectos. Este ano os holofotes incidem em Wycliffe Gordon, Terell Stafford, Grant Stewart e o trio de Cyrus Chestnut, com o convidado Art Themen.Todos os concertos decorrem no Parque Palmela, no Auditório Fernando Lopes Graça, no Estoril, às 19h00, para maior comodidade do público relativamente às condições atmosféricas, à excepção dos que têm lugar nas sextas feiras, 6 e 13 de Julho, que terão início às 21h30.
.
No âmbito do Estoril Jazz decorrem ainda dois concertos extra: a 10 de Julho o Casino Estoril – Du Arte Lounge acolhe, pelas 22H30, o Quinteto de Laurent Filipe e no Hot Clube actua, nos dias 11 e 12, pelas 23h00, o saxofonista Art Themen com o Trio de Filipe Melo.
.
(in http://jnpdi.blogspot.com/)

quarta-feira, março 07, 2007

Tora Tora Big Band no Santiago Alquimista: 09.03.2007 (22h00)

Os TORA TORA são 12 músicos que tocam música para dançar; uma ideia que tem vindo progressivamente a desaparecer na música BigBand desde que esta foi inventada. Hoje a maior parte das BigBands concentra-se em fazer música tradicional já tocada e ouvida inúmeras vezes. Os TORA TORA escolheram um outro caminho: nos arranjos, que são na maior parte composições feitas por eles, podem-se ouvir os estilos e grooves que hoje se dançam. Os TORA TORA dedicam-se a uma música ligada ao Jazz, à Música Popular e à Música do Mundo com particular ênfase nos ritmos africanos. Os arranjos orientam-se por elementos AFRO, ÁRABE, FUNK, TRANCE, REGGAE e DRUM N' BASS. A característica do Jazz mantém-se nos arranjos para que os esplenderosos solistas da banda possam brilhar. À variedade da música dos TORA TORA somam-se as 6 nacionalidades dos seus músicos. Os concertos já realizados confirmam o sucesso do projecto. Pretendem levar a BigBand para além dos Jazzclubs e salas de concertos também para onde se encontrava nos anos 30, às salas de dança (as discotecas de hoje), aos bares de música e aos festivais de música jazz, música popular e música do mundo. Música com muitos sopros para fazer as pessoas dançarem, interpretada por músicos com nível profissional. Músicos que constituem uma formação única em Portugal.

Concerto de apresentação do álbum "Tora Tora Cult": dia 9 Março no Santiago Alquimista

Convidados Especiais:
Kika Santos André Cabaço Hysteria Ibérika DJ set Tiago Santos

Abertura de portas:
22.00h

www.myspace.com/toratorabigband

www.toratorabigband.org

Big Band Reunion no Onda Jazz

A tradição nova-iorquina das big bands de jazz em Lisboa
Reunion Big Jazz Band todas as terças-feiras às 22h30 no Onda Jazz
.
Inspirados na tradição mais recente de grandes orquestras internacionais do Jazz moderno como a Maria Schneider Orchestra (que durante vários anos actuou todas as semanas no extinto Visiones em Nova Iorque) e a incontornável Village Vanguard Orchestra (que continua a poder ser ouvida todas as segundas-feiras no Village Vanguard), a Reunion Big Jazz Band e o OndaJazz assumiram o desafio e oferecem todas as terças-feiras à cidade de Lisboa uma hora de pura energia com os sons contagiantes do melhor repertório para big band. Um corpo de 17 músicos com experiências muito diversas e um espectro de idades invulgarmente alargado, dirigido pela mestria de Claus Nymark, consagrado músico do Jazz português.
.
Uma Big Band que é já uma instituição do Jazz nacional, num Espaço que em 2 anos se impôs pela singularidade da sua programação, com um público que vai querer vir ver e ouvir durante 1 hora a qualidade musical aliada à alegria e ao entusiasmo de fazer Jazz em orquestra.
.
Venha retemperar as suas energias!Esqueça a sua rotina diária entre as 22:30h e as 23:30h de terça-feira, vá para casa com o espírito leve… e tenha a noite mais bem dormida da sua semana.
.
obs.: Para a semana, dia 13 de Março, a não perder, a participação especial do vibrafonista Jeff Davis.