Nos dias 27, 28 e 29 do corrente mês de Julho decorre na vila de Mafra a 1ª edição do Mafra Jazz Festival, iniciativa organizada pela Câmara Municipal local e com produção da Musicland-EJMAM (Escola de Jazz e Musica actual de Mafra). Os concertos realizam-se no Auditório Municipal Beatriz Costa, sempre às 22h00.
.
27 de Julho (quinta-feira) Urban Jazz Band - Jean Marc Charmier (trompete), Nanã Sousa Dias (saxofone), Tiago Machado (piano e teclados), Yuri Daniel (contrabaixo), Nelson Sobral (bateria), Miguel Pissarra (DJ) e Justin Campbell (VJ).
.
"Projecto liderado por Nelson Sobral, músico multifacetado, que tem participado com inúmeros artistas e projectos da Musica Pop/Rock, Hip Hop e Soul. No circuito Jazzista trabalhou com o lendário “Mr. Johny B. Good” Johnnie Johnson, Laurent Filipe, Chris Alexander, Nanã Sousa Dias, Ficções, Jorge Lima Quarteto, Opium Electric Band, Politonia, Newspeack entre outros.
.
Em 1999 formou um projecto de Jazz Urbano, que deu origem ao “Nelson Sobral Urban Jazz Band”. Este projecto cria uma simbiose entre a linguagem urbana o Jazz e as Artes Visuais, tendo um repertório maioritariamente constituído por temas originais e adaptações de standards de jazz".
.
28 de Julho (sexta-feira) Dixie Gang - João Viana (cornetim), Claus Nymark (trombone), Paulo Gaspar (clarinete), Jacinto Santos (tuba), David Rodrigues (piano), Silas Oliveira (banjo) e Rui Alves (bateria).
.
"Irão transportar-nos para uma viagem pelo Mississipi até New Orleans. Os Dixie Gang são um convite à confraternização e à dança. O repertório é constituído essencialmente por jazz dos anos 10 e 20 do passado século XX, têm por principais referências e autores nomes como Louis Armstrong, Bix Beiderbecke, King Oliver, Jelly Roll Morton, Kid Ory".
.
29 de Julho (sábado) - Scott Henderson Blues Band
.
"Sem dúvida uma das poucas referências Mundiais do Jazz, Scott Henderson nasceu em 1954 e cresceu no apogeu da era do Blues-Rock. Foi na Florida do Sul que começou a tocar em pequenos clubes com diferentes bandas interpretando repertórios desde os Led Zeppelin até ao lendário James Brown, ao mesmo tempo que estudava e aprendia o seu instrumento. Scott Henderson, com altas influências de Jimmy Page, Jeff Beck, Jimi Hendrix, Ritchie Blackmore, Albert King e Buddy Guy, assume-se como um “Músico de blues-rock-Jazz, tendo criado uma linguagem peculiar e uma forma de compor sem precedentes atribuindo-lhe o grau de alto reconhecimento e fama em todo o planeta.
.
Tem trabalhado com “Chick Corea Elektric Band”, “Jean Luc Ponty”, Jeff Berlin and "Players" os famosos “Weather Report” e Joe Zawinul entre outros. Constituiu com o Baixista Gary Willis os Tribal Tech em 1984. Após nove álbuns aclamados de sucesso provou a si próprio ser um Guitarrista e Compositor de “Nível Mundial”. Em 1991, foi nomeado pela Guitar World como o Guitarrista de Jazz nº1 do Ano, e em Janeiro de 1992, foi nomeado como Guitarrista de Jazz nº1, pela Guitar Player's a mais prestigiada revista de Guitarra Mundial. A Scott Henderson Blues Band, esteve em “Tour” durante os últimos três anos com o Baixista John Humphrey e o Baterista dos Tribal Tech, Kirk Covington. O repertório é constituído por temas dos álbuns "Dog Party", "Tore Down House" assim como originais de Henderson registados com os Tribal Tech".
.
BILHETES: 5 €
LOCAIS DE VENDA: POSTO DE TURISMO DE MAFRA - Palácio Nacional Convento de Mafra tel: +351 261 817 170 Horário: 09h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00
.
Fonte: