Breve Incursão na História do Jazz-Rock e Fusão

.
O jazz-rock nasce com o álbum duplo de Miles Davis, de 1969, intitulado Bitches Brew. É verdade que podem ser encontrados alguns precursores do jazz-rock, dois ou três anos antes disso, como o grupo Free Spirits do guitarrista Larry Coryell, o grupo do vibrafonista Gary Burton e também o Charles Lloyd Quartet (que incluía Keith Jarrett no piano e Jack DeJohnette na bateria). Porém, o álbum duplo de Miles é a obra que cristaliza a revolução.
Para a gravação de Bitches Brew, Miles convocou um grupo numeroso de músicos que viriam a tornar-se, quase todos, figuras de proa do jazz-rock dos anos 70 em diante, bem como líderes dos principais conjuntos desse estilo. Encontramos ali o guitarrista John McLaughlin, que iria formar a Mahavishnu Orchestra; o pianista Chick Corea, que iria liderar as diversas formações do Return to Forever; o teclista Joe Zawinul, que iria fundar o célebre Weather Report; e diversos músicos de elevado gabarito, como o saxofonista Wayne Shorter, o organista Larry Young, o baixista Dave Holland, e o baterista Jack DeJohnette, entre outros.
.
(O baterista Tony Williams, que havia tocado com Miles até In a Silent Way - o disco que é, estética e cronologicamente, um prelúdio a Bitches Brew - formaria o grupo Lifetime. O teclista Herbie Hancock, que tocou antes e depois de Bitches Brew - mas não no próprio - formaria o Headhunters.)
.
Os Putos da Banda ingressam esta semana numa viagem no tempo, pelos projectos e nomes grandes do Jazz-Rock e Fusão, reconstruindo a história de um estilo musical que nos delicia e apaixona cada vez mais.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial