Reportagem: Vira Lata (31-08-2005)
Chega-nos agora um post com 10 dias de lag. Só mesmo porque merecem, e porque essa noite não foi esquecida, antes pelo contrário. A música com que estes Vira Lata nos brindaram na última noite de Agosto foi extraodinária. Luís Caracol, na voz e guitarra semi-acústica, Ivo Costa, na bateria, e o Hugo Ganhão, no baixo. Os dois primeiros, bem conhecidos dos Putos da Banda por tocarem ao lado do Pablo e do Pitinha nos Fluido, juntam-se ao Hugo neste power trio bem ritmado, inspirado e de vista larga em termos musicais.
.
Uma quarta feira a começar morna dentro do Speakeasy, só para clientes habituais, parecia. No entanto, à medida que passava o tempo compunha-se a casa. Acabou por ser dos melhores públicos que já passaram pelo clube, sempre respeitadores, apreciadores e muito entusiásticos.
.
Um óptimo conceito de banda, a seguir!!!, "Gostamos muito de viajar mas torna-se complicado, sendo músicos, ausentarmo-nos por muito tempo fora de Portugal, por isso gostamos de viajar aqui em cima do palco. Acompanhem-nos." Estava dado o mote para um espectáculo de boa música, com um reportório de fazer inveja a qualquer banda de covers, uma voz surpreendente, um groove fluido e uma sensibilidade musical impressionantes. Decididamente, uma das melhores bandas de covers que os Putos da Banda já viram tocar. E que viagem, meus amigos!!!
.
Uma primeira parte a aquecer com Água de Beber vinda do Brasil, No Woman No Cry da Jamaica, o Gil e o Caetano a cantarem do Haiti, e um Penso Positivo Jovanottiado da Itália. Viajamos num ápice até ao Senegal e juntamo-nos em Seven Seconds ao Youssou N'Dour e à Neneh Cherry. Continuamos a viagem, e encontramos todos os Seven Days da semana o Sting pelo caminho, e o Ed Motta que entretanto se tornou Fora-da-Lei. Palmas, muitas. Foi uma primeira parte simplesmente brutal!!!
.
Um dedo de conversa.
Um cantinho, um violão, esse amor, uma canção sobre o Corcovado, o redentor do Rio de Janeiro a iniciar uma segunda parte igualmente de luxo. De Cabo Verde, uma Nha Pretinha a homenagear o Tito Paris e a trazer o calor e os ritmos africanos até ao palco do Speakeasy. Um hino do reggae do outro lado do Atlântico, Get Up Stand Up: stand up for your rights!!! Um Djavan a pedido do público, e rumámos a seguir ao planeta Funk, numa versão originalíssima da...ROXANNE. Incrível. Caiu-me no goto o paladar a rum e o cheiro a charutos de Havana, ao som de um Chan Chan com roupagem nova, mas ainda assim bem cubaníssimo. A terminar o segundo set, um diálogo entre o Gil e o Bob, um que trazia A Novidade o outro o Soldado Búfalo para a América.
.
Dois dedos de conversa.
.
Uma terceira parte a encerrar a noite com chave de ouro. Um Change The World a atingir as estrelas e a oferecer a cada ouvinte uma para levar para casa. Com groove africano, a malha da guitarra bem sonante tocada repetidamente. Genial...e de repente, pumba, Jack Soul Brasileiro e que o som do pandeiro é certeiro e tem direcção já que subi nesse ringue e o país do swing é o país da contradição, cantada ali pelo meio. Na mesma língua do Lenine, queriam mandar-nos para casa com Aquele Abraço, mas os Putos da Banda mostraram que tinham gostado e que queriam ouvir mais daqueles Vira Lata inspirados. Um Cucurrucucu Paloma cantado à guitarra apenas pelo Luís, e dedicado ao companheiro de viagens e sonhos Ivo. Momento solene, genuinamente bonito, o clube em silêncio, um homem a sussurrar com uma guitarra. Soberbo. O Bandão juntou-se-lhe para um Cretcheu do Tito Paris e a Colombina do Ed Motta. Fantástico final, Eu Sei Que Vou-te Amar em espanhol, novamente voz e guitarra apenas, e o nosso desejo que voltem depressa a tocar ao vivo. Vira Lata é muito boa música!!!
.
Fim da viagem.
3 Comentários:
Nice job on your blog! I am book marking your site for future reference.
I have recently created a old coin values
site/blog. It pretty much covers old coin values related stuff.
Stop by and check it out if you have time.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Muito obrigado por tantos e tamanhos elogios e por uma tão completa apreciação de mais uma das nossas muitas noites na noite de Lisboa.
Muito obrigado por nos ouvirem e apreciarem com ouvidos e olhos de quem ouve e vê mesmo...
Muito obrigado!!!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial