Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

quinta-feira, setembro 01, 2005

Carter Beauford


Bem, que melhor assunto para um primeiro post! (os concertos do speakeasy!!...)
Vou falar-vos de um curioso personagem, Carter Beauford, o fora da lei!
Este baterista norte-americano, nascido a 2 de Novembro de 1957, começou a sua carreira na música desde cedo, ainda era criança e já estudava bateria jazz. Depois da high-school, foi ensinar História mas depressa voltou para a música, por razões óbvias.
De 1984 a 1990 tocou numa banda de jazz-fusão chamada "Secrets". Depois da banda se separar, viajou até à Califórnia aquando de uma audição para um musical de nome "Arsenio Hall show"...falhando a entrada no musical, Carter voltou para a costa Este dos EUA e entrou numa outra banda como pianista!

Em 1991, viaja até Charlottesville, local onde conhece Dave Matthews, Leroi Moore e Stefan Lessard (elemenos da Dave Matthews Band), só mais tarde se juntaria o violinista Boyd Tinsley.


Como baterista, Carter Beauford notabiliza-se sem dúvida, ao som da Dave Matthews Band, dando a esta um ritmo único, quente e muito dançante.
Sempre com um sorriso contagiante na cara, Carter consegue transpitar melodia e alma com os seus beats, os seus acompanhamentos e os seus solos.
Cheio de técnica, consegue dar tanta alegria a musicas como "The Dreaming Tree", "Tripping Billies" ou "Lie in our graves", onde se nota um domínio de prato choque estupendo, único em bandas com algum nome comercial como a músicas como "Dreamgirl", "#41" onde a simplicidade é mágica, e onde há espaço para divagar com a música.
A quem goste de bater o pé, aconselho vivamente a tomarem atenção a este senhor da música.

Carter é de momento patrocionado pelas melhores marcas do mundo (Evans, Yamaha, Zildjian, Latin Percussion e Pro Mark) e o set que usa faz medo a qualquer aspirante a baterista...



As maiores influências de Carter são nomes como James Brown, Stevie Wonder, Dennis Chambers, Buddy Rich, Tony Williams ou mesmo Papa Jo Jones.




Eis alguns nomes com quem Carter já tocou: Dave Matthews, Santana, Secrets, John Popper, Boyd Tinsley, Tim Reynolds, Leroi Moore, Stefan Lessard, John Alagía, Greg Howard, John D'earth, Vertical Horizon, Doug Derryberry, Victor Wooten, Steve Lillywhite e Béla Fleck.

A sua arte pode ser apreciada em vários DVD's: Making Music (Carter Beauford & Victor Wooten), Under The Table And Drumming, Dave Matthews Band - The Central Park Concert ou Dave Matthews Band - Listener Supported

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial