ÁFRICA FESTIVAL
A previsão do tempo avisa: ventos africanos vão soprar em direcção a Lisboa e provocar algumas enchentes. Os ventos são musicais. As enchentes, de público. O África Festival está de volta a Lisboa, entre 28 de Junho e 8 de Julho. A entrada é livre.
Tudo começa nos jardins da Torre de Belém, com três dias de música. A primeira convidada, dia 28 de Junho, é a jovem cantora Mayra, considerada uma revelação da música cabo-verdiana e a mais falada sucessora de Cesária Évora. Lançou há poucos meses o álbum de estreia, "Navega". Depois, chega a tradição cigana do mundo árabe, através de um dos seus maiores símbolos: os lendários Músicos do Nilo.
No dia seguinte, a direcção do vento vira para Angola e para o semba, com a visita de Paulo Flores. A mais estimulante produção actual do Mali faz-se representar por Bassekou Kouyate, mestre do n'goni, acompanhado da sua banda, Ngoni ba.
A 30 de Junho, a música está a cargo da camaronesa Sally Nyolo, que vem apresentar o mais recente álbum, "Studio Cameroon". Para fechar em beleza a ronda de concertos, chamaram o senegalês Baaba Maal. Cantor, compositor, guitarrista e percussionista, é um dos mais impressionantes músicos da fusão da tradição africana com tons ocidentais.
Depois dos concertos, o evento segue para o Cinema São Jorge, onde irão conviver, entre 2 e 8 de Julho, várias iniciativas com África como protagonista. Estão previstas sessões de cinema, música (incluindo DJs), literatura, conversas, encontros, etc.
http://www.lxjovem.pt/?id_categoria=11&id_item=367710&id_tema=17
http://www.lxjovem.pt/docs/ficheiros/Africa_Festival_2007.pdf
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial