Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

quinta-feira, maio 31, 2007

QUINTA: CARLOS BICA "AZUL" NO MAXIME (23H30)

"A música de Carlos Bica é excitante, é moderna e contagiante. Bica é um ouvinte atento ao mundo exterior – donde a sua modernidade – e um escritor de canções inato. Ele interpreta o mundo e toca-o em melodias que podemos trautear ou cantar.
.
Nas suas composições encontramos fragmentos de coisas que apenas o nosso subconsciente reconhece, mas expostas de forma tal que elas nos surgem absolutamente naturais e óbvias. Nada que tenha a ver com alguma forma de pastiche ou resultado de copy/ paste; antes uma forma evidente de contar histórias feitas de pedaços de quotidiano que de uma forma estranha reconhecemos.
.
Carlos Bica tem o raro dom de escrever melodias (canções, mesmo se elas não têm letra) que nos ficam no ouvido. Ele vai buscar inspiração um pouco a todo o lado, das músicas do mundo à folk ou à música antiga, do Jazz à música erudita ocidental, mas a sua matéria-prima privilegiada parece ser cada vez mais a música pop. Há realmente muito de pop na música de Bica, como inspiração, mas também do ponto de vista da construção e da simplicidade dos temas e na própria estrutura. Esta simplicidade é no entanto pouco mais que aparente, pois que não existe qualquer espécie de concessão ou facilitismo, mas tão só uma opção por formas e melodias cantáveis (e dançáveis).
[...]
O trio “Azul” revela-se o executante natural e perfeito desta música inspirada. Composto de três verdadeiros virtuosos, eles raramente alardeiam gratuitamente o virtuosismo. Os três são regularmente solicitados para colaborar em inúmeros projectos nas mais variadas disciplinas, mas eles dispõem de projectos individuais interessantes projectados pelas fortes personalidades: Jim Black - esse mago das peles e dos pratos - está neste momento em tournée para apresentar o electrificante “Alas no Axis”; o originalíssimo Frank Möbus promove o radical “Risky Business” dos “Der Rote Bereich” e Carlos Bica corre entre a produção para teatro e cinema, a colaboração com músicos de vanguarda ou aquela peça maravilhosa e inclassificável que dá pelo nome de “Diz”. O “Azul” é a mais feliz e perfeita confluência dos três universos [...]"
.
"Believer" marca o 14º aniversário da existência do Azul, que mantém intacta a formação original, numa empatia rara que tem contribuído para o reconhecimento internacional do projecto de Carlos Bica, Frank Möbus e Jim Black.
.
HOJE À NOITE, 23H30, no MAXIME:
Abertura de portas: 22h00
Início do Concerto:23h30
Bilhetes:10 €

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial