Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

quarta-feira, abril 26, 2006

Susana Baca (28-04-2006)

Susana Baca nasceu em Lima, no Peru, e cresceu numa pequena cidade costeira chamada Chorrillos, nos arredores da capital. O seu pai era motorista de uma família rica, a sua mãe cozinheira. O pai era cantor e guitarrista amador, tocava músicas tradicionais peruanas que escutava dos povos dos Andes que vinham junta à costa na época da colheita do algodão. A mãe ensinou aos filhos as danças afro-peruanas. Embora sempre quisesse ser cantora, estudou para professora, para satisfazer a sua mãe. Farta de bater a portas para pedir apoio – porque, como explica numa entrevista, é negra e canta música negra – com o seu marido, Ricardo Pereira, criou a sua própria editora para gravar o primeiro disco.
.
Em 1995 recebeu um telefonema de David Byrne que lhe disse querer encontra-se com ela. Convidou-o para jantar em casa. Deixou o cão lá fora, com medo que pudesse incomodar o seu convidado. Foi o primeiro encontro no que se veio a revelar uma parceria artística frutuosa. Gravou três CD’s para a editora de Byrne, Luaka Bop, e ganhou fama internacional, apresentando-se pelos Estados Unidos e pela Europa.
.
Embaixadora da música afro-peruana, em 2002 recebeu um Grammy. Paralelamente à sua carreira de cantora, fundou, com o marido, que além de seu agente é sociólogo e investigador, o Instituto Negro Continuo, que tem como objectivo investigar e divulgar a cultura afro-peruana, a contribuição dos descendentes dos escravos negros para a sociedade e a cultura peruanas. Biblioteca, arquivo, estúdios de gravação, estúdio de dança (onde Susana ensina as danças tradicionais), fazem parte desse Instituto.O espectáculo que vem apresentar na Culturgest baseia-se no seu último CD, Travesías.
.
Ficha Técnica
Voz Susana Baca
Guitarra Sergio Valdeos
Percussão Hugo Bravo e Juan Medrano
Baixo David Pinto
.
28 de Abril de 2006 - 21h30 · Grande Auditório da Culturgest · Duração 1h30 · 15 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial