Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

terça-feira, abril 11, 2006

História do Jazz - As Origens


...
Para chegarmos ao conceito de jazz com o qual se define o estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no início do séculoXX, teremos que forçosamente remontar a alguma décadas atrás, e fazer uma resenha da situação musical verificada nas últimas décadas do séc. XIX .

Tendo como facto consumado o Jazz ser uma música resultante de uma miscelânia de estilos e referências músicais, vamos apontar as características mais evidentes e importantes para seu nascimento.



...Na Europa...

Os grandes centros da música eram países como a França, a Alemanha , A Itália, Espanha, Inglaterra, Escócia e Irlanda e alguns países Eslavos. Todos estes países registaram a emigração em massa de parte da sua população para os centros portuários americanos, maioritariamente em New Orleans.

Instituiam-se as bandas militares como sector lúdico dos exércitos. Em França existiam as bandas de metais, comuns em todas as vilas francesas, desde os tempos de Napoleão. Os temas tocados eram peças maioritariamente instrumentais, com harmonias marcadas pela influência da música clássica.

Os instrumentos de sopro inventados no norte da Europa incorporavam cada vez mais os conjuntos musicais .

Em Espanha, o flamenco tradicional (que mais tarde se reflecte na música latino-americana...) surge da ligação da cultura Árabe com África. Aparece como um estilo ritmicamente complexo e improvisado.

...Em África...


A África Ocidental caracteriza-se pelas interpretações rítmicas. Toda a expressão musical e a dança é marcada pelos vários instrumentos de percussão, aclamações, palmas, batidas com os pés. Existem os ritmos sobrepostos, que, para os ouvidos europeus eram, na altura, praticamente indecifráveis.
A composição rítmica era uma mistura ou combinação de tempos que estava muito longe de qualquer coisa feita até então pela música clássica.

As linhas melódicas são também diferentes. Em África é comum uma escala com apenas 5 notas (pentatónica), diferente da diatónica (7 notas) usada pelos europeus. Veremos mais tarde que, quando estas duas escalas se fundem, estabelece-se uma nova forma de percorrer notas numa linha, diferente da até então considerada "mais pura" pelos europeus...( eis as origens da escala de blues...).

Outro aspecto importante é a entoação musical no estilo pergunta-resposta, quer no canto, quer nas interpretações rítmicas, em particular nas acções de trabalho.
Anuncia-se uma frase ou um tema cantado (uma ou várias vozes) e repete-se , adornando com linhas melódicas.


... o Médio Oriente e Ásia...


No início, o Médio Oriente e a Ásia contactam o jazz de uma forma mais filosófica do que propriamente musical. mas deve ter-se em conta a relação da música árabe com a africana.

Mais tarde, os conceitos de improvisação e abrangência do jazz, incorporam as culturas árabes e asiáticas de várias formas (ex: utilização de instrumentos tradicionais, álbuns conceptuais, utilização da escala menor harmónica, entre outras...)

....

... continua no próximo capítulo ...


Até JAZZ

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial