A História do Jazz - capítulo I
Ao falarmos de História, seja em que âmbito for, temos de focar obrigatoriamente dois aspectos principais: os primórdios e os factos/figuras mais importantes.
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Ora, entrando na História do Jazz, iremos concentrar-nos precisamente nas suas origens e crescimento , referenciando as figuras (músicos e não só) e acontecimentos que fizeram e fazem do Jazz um dos estilos musicais mais importantes de sempre.
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Comecemos pelo conceito/ significado etimológico:
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afinal de onde surgiu e o que significa a palavra Jazz ?
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Ora, entrando na História do Jazz, iremos concentrar-nos precisamente nas suas origens e crescimento , referenciando as figuras (músicos e não só) e acontecimentos que fizeram e fazem do Jazz um dos estilos musicais mais importantes de sempre.
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Comecemos pelo conceito/ significado etimológico:
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afinal de onde surgiu e o que significa a palavra Jazz ?
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O pianista, compositor, promotor e produtor teatral Clarence Williams (1898-1965), diz que foi ele o primeiro a utilizar a palavra "jazz" numa música. Williams dizia que na pauta das suas músicas "Brown Skin" , "Who you For?" e "Mama´s Baby Boy", escreveu "jazz song".
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O pianista, compositor, promotor e produtor teatral Clarence Williams (1898-1965), diz que foi ele o primeiro a utilizar a palavra "jazz" numa música. Williams dizia que na pauta das suas músicas "Brown Skin" , "Who you For?" e "Mama´s Baby Boy", escreveu "jazz song".
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"Well, I don´t exactly remember where the words came from, but I remember I heard a woman say it to me when we were playin´ some music: - 'Oh, jazz me, baby' - she said".
Clarence Williams Spencer
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Os homens do early jazz diziam que "to jazz" significava fornicar, ou
como eles diriam "jazzing meant effing"(fucking). Um "jazzbow" ou "jazzbo" era um amante das mulheres.
A palavra "jazz" era também um calão utilizado no submundo, encontrado em obras como as de Chaucer e Shakespeare. Jazz teve vários nomes: jabo, jaba, jazpation, jazynco, jazorient, jazanola. Também jazanata, jazarella, jazanjaz, jazology, jazette, jazitis.
como eles diriam "jazzing meant effing"(fucking). Um "jazzbow" ou "jazzbo" era um amante das mulheres.A palavra "jazz" era também um calão utilizado no submundo, encontrado em obras como as de Chaucer e Shakespeare. Jazz teve vários nomes: jabo, jaba, jazpation, jazynco, jazorient, jazanola. Também jazanata, jazarella, jazanjaz, jazology, jazette, jazitis.
Já segundo Arnold Loycano, a palavra jazz teve origens diferentes.
Loyacano esteve na Tom Brown's Band, que em 1915, foi a primeira banda de brancos a tocar jazz em Chicago. Tocava habitualmente ao fundo dos pavilhões, o que significava que tinham de tocar muito alto, sem contemplações nenhumas, sem qualquer tendência para o som suave.
Nos seus relatos conta que estavam a tocar num hotel, que tinha tido anteriormente um concerto de um quarteto de cordas, e a reacção do público, ao ouvir a música da sua banda, foi colocar as mãos nos ouvidos e gritar "Too loud!", e diz ele que foi a partir daí que chamaram à sua música jazz:
O público que ouviu a banda perguntava-lhe onde tinham arranjado aquele "jazzy sound", com o significado de alto, agressivo. Utilizou-se o termo "Jass", que, por substituição do "s" por "z" passou a pronunciar-se "jazz" (leia-se djéz).
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Alguns escritos dão-nos ainda outras possibilidades:
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Jass,
de chasse beaux - prostituta ou forma de dança em New Orleans;
Loyacano esteve na Tom Brown's Band, que em 1915, foi a primeira banda de brancos a tocar jazz em Chicago. Tocava habitualmente ao fundo dos pavilhões, o que significava que tinham de tocar muito alto, sem contemplações nenhumas, sem qualquer tendência para o som suave.
Nos seus relatos conta que estavam a tocar num hotel, que tinha tido anteriormente um concerto de um quarteto de cordas, e a reacção do público, ao ouvir a música da sua banda, foi colocar as mãos nos ouvidos e gritar "Too loud!", e diz ele que foi a partir daí que chamaram à sua música jazz:
O público que ouviu a banda perguntava-lhe onde tinham arranjado aquele "jazzy sound", com o significado de alto, agressivo. Utilizou-se o termo "Jass", que, por substituição do "s" por "z" passou a pronunciar-se "jazz" (leia-se djéz).
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Alguns escritos dão-nos ainda outras possibilidades:
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Jass,
de chasse beaux - prostituta ou forma de dança em New Orleans;
de Jassbelle - Jezabele, figura bíblica (prostituta);
de jaser - do crioulo "tagarelar" ou "conversar" ;
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O aparecimento da música Jazz
O aparecimento da música Jazz
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Não existem documentos que refiram com exactidão o tempo em que surgiram as primeiras manifestações jazzísticas, mas a grande maoria dos pesquisadores presume que se situa entre 1860 e 1880 a chamada "pré-história" do jazz.
No entanto, hoje já há consenso quanto ao berço da música praticada inicialmente por americanos negros.
Para desmistificar um pouco a grande ideia comum, a origem do jazz não se confina apenas a New Orleans. Várias outras cidades também viram o jazz nascer, como Memphis, Kansas City, St. Louis, Dallas e outras do Centro-Oeste e do Sul dos Estados Unidos.
Assim, não é totalmente correcto ligar a tradição jazzística apenas a New Orleans.
Segundo o historiador Canadiano Joachim Berendt:
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“O facto de várias pessoas em diferentes lugares, sem contacto entre si, fazerem a mesma música, é uma prova de que estava a emergir um estilo musical bastante sólido no território americano. Vulgarmente denomina-se de New Orleans o primeiro estilo de jazz. No entanto, antes dele, porém, já havia o Rag Time e a sua capital não era New Orleans, mas Sedália, no Estado do Missouri”.
Não existem documentos que refiram com exactidão o tempo em que surgiram as primeiras manifestações jazzísticas, mas a grande maoria dos pesquisadores presume que se situa entre 1860 e 1880 a chamada "pré-história" do jazz.
No entanto, hoje já há consenso quanto ao berço da música praticada inicialmente por americanos negros.
Para desmistificar um pouco a grande ideia comum, a origem do jazz não se confina apenas a New Orleans. Várias outras cidades também viram o jazz nascer, como Memphis, Kansas City, St. Louis, Dallas e outras do Centro-Oeste e do Sul dos Estados Unidos.
Assim, não é totalmente correcto ligar a tradição jazzística apenas a New Orleans.
Segundo o historiador Canadiano Joachim Berendt:
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“O facto de várias pessoas em diferentes lugares, sem contacto entre si, fazerem a mesma música, é uma prova de que estava a emergir um estilo musical bastante sólido no território americano. Vulgarmente denomina-se de New Orleans o primeiro estilo de jazz. No entanto, antes dele, porém, já havia o Rag Time e a sua capital não era New Orleans, mas Sedália, no Estado do Missouri”.
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.Terminamos este primeiro capítulo, deixando em traços gerais algumas noções fundamentais sobre Jazz:
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Pode dizer-se que o Jazz surgiu da fusão de elementos da música europeia com elementos da música africana trazida pelos escravos na América do Norte.
Tem como principal característica a improvisação dos músicos participantes. No jazz, normalmente um tema é apresentado, seguindo-se então as improvisações sobre a estrutura harmónica (sequência de acordes) da peça.
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A estrutura básica fundamental é o blues, que foi uma evolução dos lamentos dos negros trabalhadores americanos (work songs), que deu origem também a tradições vocais (sipirituals) e instrumentais (ragtime).
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Blues:
música popular estruturada de forma muito simples: esquema A-A-B-A
temáticas da vida quotidiana (trabalho, miséria, fome, apanha do algodão, desgostos amorosos, Deus, etc...)
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Uma das principais virtudes do jazz é assimilar características tanto de outras culturas como de tendências estéticas contemporâneas, o que permitiu ao jazz ser uma arte em constante evolução e transformação, que sobreviveu a todos as "modas" temporais, e acabou por se afirmar como uma das mais destacadas manifestações musicais do século XX.
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No próximos capítulos entraremos mais a fundo sobre os primeiros indícios, manisfestações e contextos que levaram ao aparecimento da música jazz.
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Até já...zz

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