Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

domingo, fevereiro 19, 2006

A História do Jazz - capítulo I

Ao falarmos de História, seja em que âmbito for, temos de focar obrigatoriamente dois aspectos principais: os primórdios e os factos/figuras mais importantes.
.
Ora, entrando na História do Jazz, iremos concentrar-nos precisamente nas suas origens e crescimento , referenciando as figuras (músicos e não só) e acontecimentos que fizeram e fazem do Jazz um dos estilos musicais mais importantes de sempre.
.
Comecemos pelo conceito/ significado etimológico:
.
afinal de onde surgiu e o que significa a palavra Jazz ?
.
O pianista, compositor, promotor e produtor teatral Clarence Williams (1898-1965), diz que foi ele o primeiro a utilizar a palavra "jazz" numa música. Williams dizia que na pauta das suas músicas "Brown Skin" , "Who you For?" e "Mama´s Baby Boy", escreveu "jazz song".
.
.
"Well, I don´t exactly remember where the words came from, but I remember I heard a woman say it to me when we were playin´ some music: - 'Oh, jazz me, baby' - she said".
Clarence Williams Spencer
.
.
Os homens do early jazz diziam que "to jazz" significava fornicar, ou como eles diriam "jazzing meant effing"(fucking). Um "jazzbow" ou "jazzbo" era um amante das mulheres.
A palavra "jazz" era também um calão utilizado no submundo, encontrado em obras como as de Chaucer e Shakespeare. Jazz teve vários nomes: jabo, jaba, jazpation, jazynco, jazorient, jazanola. Também jazanata, jazarella, jazanjaz, jazology, jazette, jazitis.
Já segundo Arnold Loycano, a palavra jazz teve origens diferentes.
Loyacano esteve na Tom Brown's Band, que em 1915, foi a primeira banda de brancos a tocar jazz em Chicago. Tocava habitualmente ao fundo dos pavilhões, o que significava que tinham de tocar muito alto, sem contemplações nenhumas, sem qualquer tendência para o som suave.
Nos seus relatos conta que estavam a tocar num hotel, que tinha tido anteriormente um concerto de um quarteto de cordas, e a reacção do público, ao ouvir a música da sua banda, foi colocar as mãos nos ouvidos e gritar "Too loud!", e diz ele que foi a partir daí que chamaram à sua música jazz:
O público que ouviu a banda perguntava-lhe onde tinham arranjado aquele "jazzy sound", com o significado de alto, agressivo. Utilizou-se o termo "Jass", que, por substituição do "s" por "z" passou a pronunciar-se "jazz" (leia-se djéz).
.
Alguns escritos dão-nos ainda outras possibilidades:
.
Jass,
de chasse beaux - prostituta ou forma de dança em New Orleans;
de Jassbelle - Jezabele, figura bíblica (prostituta);
de jaser - do crioulo "tagarelar" ou "conversar" ;
.
.
O aparecimento da música Jazz
.
Não existem documentos que refiram com exactidão o tempo em que surgiram as primeiras manifestações jazzísticas, mas a grande maoria dos pesquisadores presume que se situa entre 1860 e 1880 a chamada "pré-história" do jazz.
No entanto, hoje já há consenso quanto ao berço da música praticada inicialmente por americanos negros.
Para desmistificar um pouco a grande ideia comum, a origem do jazz não se confina apenas a New Orleans. Várias outras cidades também viram o jazz nascer, como Memphis, Kansas City, St. Louis, Dallas e outras do Centro-Oeste e do Sul dos Estados Unidos.
Assim, não é totalmente correcto ligar a tradição jazzística apenas a New Orleans.
Segundo o historiador Canadiano Joachim Berendt:
.
“O facto de várias pessoas em diferentes lugares, sem contacto entre si, fazerem a mesma música, é uma prova de que estava a emergir um estilo musical bastante sólido no território americano. Vulgarmente denomina-se de New Orleans o primeiro estilo de jazz. No entanto, antes dele, porém, já havia o Rag Time e a sua capital não era New Orleans, mas Sedália, no Estado do Missouri”.
.
.
Terminamos este primeiro capítulo, deixando em traços gerais algumas noções fundamentais sobre Jazz:
.
Pode dizer-se que o Jazz surgiu da fusão de elementos da música europeia com elementos da música africana trazida pelos escravos na América do Norte.
Tem como principal característica a improvisação dos músicos participantes. No jazz, normalmente um tema é apresentado, seguindo-se então as improvisações sobre a estrutura harmónica (sequência de acordes) da peça.
.
A estrutura básica fundamental é o blues, que foi uma evolução dos lamentos dos negros trabalhadores americanos (work songs), que deu origem também a tradições vocais (sipirituals) e instrumentais (ragtime).
.
Blues:
música popular estruturada de forma muito simples: esquema A-A-B-A
temáticas da vida quotidiana (trabalho, miséria, fome, apanha do algodão, desgostos amorosos, Deus, etc...)
.
Uma das principais virtudes do jazz é assimilar características tanto de outras culturas como de tendências estéticas contemporâneas, o que permitiu ao jazz ser uma arte em constante evolução e transformação, que sobreviveu a todos as "modas" temporais, e acabou por se afirmar como uma das mais destacadas manifestações musicais do século XX.
.
No próximos capítulos entraremos mais a fundo sobre os primeiros indícios, manisfestações e contextos que levaram ao aparecimento da música jazz.
.
Até já...zz

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial