Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

quinta-feira, maio 10, 2007

HOJE: Folk Songs Trio na Culturgest (21h30)

Composto pelo contrabaixista William Parker, o percussionista nova iorquino Guillermo E. Brown e o criador de instrumentos Victor Gama, o Folk Songs Trio é uma das mais originais formações de free improv explorando um terreno fértil entre o free jazz, hip-hop, músicas tradicionais e electrónica. Considerado por muitos como o maior contrabaixista de sempre na área do jazz de vanguarda, tendo sido membro do núcleo duro da Cecil Taylor Unit nos anos 80, William Parker (contrabaixo, instrumentos de sopro tibetanos e de corda africanos) combina a sua forte presença performativa com as melodias delicadas dos Instrumentos Pangeia de Victor Gama (toha, arha, acrux, kissange) e as percussões electrónicas desconstrutivas de Guillermo Brown. Iniciado em 2005 em Nova Iorque, o Folk Songs Trio colabora em parceria com o The Folk Songs Project: Cinco Cidades e a PangeiArt para criar uma fusão entre performance ao vivo e um mapa sonoro online de cinco cidades portuguesas. O site do Folk Songs Project www.cincocidades.com mostra um perfil sonoro de Portugal centrado nas cinco cidades participantes, Lisboa, Torres Vedras, Porto, Braga e Guarda. Este site permite aos visitantes misturar uma variedade de sons das performances do Folk Songs Trio e de gravações feitas em cada cidade nas imediações do centro onde se realiza a performance. Todas as gravações são feitas localmente pela equipa do Folk Songs Project e por associações, escolas de música ou residentes locais que queiram participar.
Nesta itinerância em Portugal o projecto é apresentado ao lado de um portfólio crescente de projectos internacionais que incluem parcerias com o Tenement Museum em Nova Iorque, o Futuresonic Festival e o Manchester International Festival em Inglaterra (in http://www.culturgest.pt/actual/folk_song_trio.html)
.
Contrabaixo, Instrumentos de sopro tibetanos,
Instrumentos de corda norte africanos William Parker
Percussão electrónica, Lap-top, Voz Guillermo E. Brown
Toha, Arha, Acrux, Kissange Victor Gama
Produção Criativa David Gunn
Direcção Artística Victor Gama
Web-design Alastair Dant, Tom Davis e David Gunn
Iniciativa The Folk Songs Project
Produção Executiva PangeiArt
Design de Comunicação Carla Isidoro
.
Música · Quinta 10 de Maio de 2007
21h30 · Grande Auditório· Duração 1h30 · 15 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial