Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

domingo, maio 06, 2007

Martial Solal & Dave Douglas na Culturgest: 08.05.2007

"Martial Solal nasceu em 1927 na Argélia. Começou a estudar piano aos seis anos dedicando-se profissionalmente ao jazz desde os dezoito. Em 1950 vem para Paris. Com uma reputação crescente, toca em orquestras, grava com nomes como Django Reinhardt e acompanha os melhores músicos americanos que passam por Paris. A partir de 1953 inicia uma carreira como líder de diversas formações, incluindo orquestras, mas apresenta-se e grava também a solo. Em 1963 faz uma digressão pelos Estados Unidos em trio, com Tedy Kotick e Paul Motian.
A partir de 1968 tocou regularmente e gravou, na Europa e nos Estados Unidos, com Lee Konitz. Mas a galeria de nomes com quem tem colaborado é vasta e inclui, entre muitos outros, Stéphane Grapelli, Toots Thielemans, Michel Portal, Gary Peacok, Joachim Kühn. Compôs extensivamente para cinema. É também autor de obras como o Concerto para trio de jazz e orquestra, ou a Fantasia para duas orquestras, entre outros. Considerado um dos maiores pianistas de jazz europeus, Martial Solal foi distinguido pelo prémio Jazzpar de 1999.

Dave Douglas nasceu em 1963 e cresceu em Nova Iorque. Com uma sólida formação musical obtida, nomeadamente, na Berklee School of Music, no New England Conservatory e na Universidade de Nova Iorque, foi tocando com vários grupos e, entre 1987 e 1990, fez parte da banda de Horace Silver. Em 1993 iniciou a sua colaboração com John Zorn e entretanto formou os seus próprios grupos. Se, como intérprete, diz ter sobretudo sido influenciado por Woody Shaw e Miles Davis, como compositor reconhecem-se-lhe influências da música clássica contemporânea, mas também da música klezmer ou da música folk da Europa do Leste. Na última década tem-se revelado particularmente prolífico, desdobrando-se em projectos variados, sempre dignos de interesse e audição.

Rue de Seine, o CD que resultou do primeiro encontro de Martial Solal e de Dave Douglas, reúne alguns standards e composições de cada um dos músicos e está na base do concerto desta noite. Referindo-se ao disco, o crítico Nic Jones, do site All About Jazz, escreve: “Estes músicos sabem como trabalhar em conjunto a um nível tal que a ausência de outros músicos é irrelevante. O seu trabalho merece ser ouvido com a maior das atenções entre outras razões pela evidência da abundância de valores musicais”. A Revista Jazzman distinguiu-o com um Choc." (in http://www.culturgest.pt/actual/solal_douglas.html)


Piano Martial Solal
Trompete Dave Douglas

Jazz · Terça 8 de maio de 2007
21h30 · Grande Auditório· Duração 1h30 · 20 Euros (Jovens até aos 30 anos: 5 Euros. Preço único)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial