Putos da Banda

O SÍTIO da música ao vivo da Capital. Agenda Cultural. Roteiros noctívagos. Reportagens de concertos. Sugestões diárias de postos de escuta em Lx. Bares, clubes e cabarets com boa música. Puxem uma cadeira e deixem-se estar, bebem alguma coisa?

terça-feira, setembro 12, 2006

Quarteto de Wayne Shorter ...em Lisboa !!!!


Wayne Shorter (saxofonista) é universalmente considerado como uma lenda viva do jazz.

Logo à cabeça do seu currículo está um conjunto de obras que compôs para grupos como Art Blakey’s Jazz Messengers (de que foi director musical até 1964), o famoso Quinteto de Miles Davis (de que fez parte entre 1964 e 1970 ...para substituir John Coltrane !) e o supergrupo de fusão Weather Report (que fundou em 1970, com o teclista de Miles, Joe Zawinul, e se dissolveu em 1985).

Só isto chega perfeitamente para lhe assegurar um lugar de destaque na História do Jazz.

Mas mesmo que não tivesse sequer escrito um único tema, Wayne Shorter seria sempre relembrado pelo seu som muito próprio no saxofone. A escolha das notas (destacam-se a ambiguidades tonais e utilização característica dos solos em quartas), o seu sentido da economia, a expressividade sem paralelo quer no saxofone tenor quer no saxofone alto, já o destinariam à celebridade.

Se juntarmos a imortalidade de temas como "Witch Hunt", "Juju" e o inevitável "Speak No Evil" (na sua discografia da Blue Note), percebemos então que estamos perante um autêntico "monstro musical".

E para qualquer amante e entusiasta do jazz (seja músico, estudante ou apenas ouvinte)
o que torna ainda mais relevante esta sua passagem por Lisboa é o facto de Wayne Shorter se apresentar em quarteto, acompanhado por músicos que dispensam quaisquer apresentações:

Wayne Shorter (Saxofones)
Danilo Perez (Piano)
Brian Blade (Bateria) ... !!!...
John Patitucci (Baixo e Contrabaixo)


Será pouco dizer que o Wayne Shorter Quartet foi várias vezes premiado no meio jazzístico,
e vencedor de um Grammy Award em 2003...
O próprio Danilo Perez confessou um dia o seguinte:
"por vezes, em palco, quando não toco, fico com a estranha sensação de que o Wayne, o Blade e o John juntos constituem por si só o verdadeiro sonho musical, a ligação musical perfeita !! ..E apenas limito-me acompanhar..."

... mais palavras para quê ?


A não perder

Grande Auditório da Culturgest
9 de Novembro, às 21h30.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

ola groovezinho, estou a procura de um bilhete para este concerto de wayne shorter nesta 5a feira, se me podes ajudar agradeço immensamente, lucas wiessing (desculpa erros no portugues sou holandes - lucas.monica@kqnet.pt)

7:12 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial